É uma glândula digestória que possui a função de lubrificação, digestão e absorção mediada por produtos secretados. Ela é a menor dentro do conjunto de glândulas salivares e encontra-se localizada no assoalho da cavidade oral, anteriormente as glândulas submandibulares e apresenta enorme ductos dos quais desembocam no ducto da glândula submandibular e outros diretamente no assoalho da cavidade oral. Seus ductos intercalares e os ductos estriados são pouco desenvolvidos. Normalmente cada lobo possui seu próprio ducto excretor se abrindo embaixo da língua. Essa característica dificulta a sua localização.
Classificadas como glândulas tubuloacinosas compostas. Sua porção secretora é mista, composta por células serosas e mucosas, na qual as mucosas são consideravelmente mais numerosas nesta glândula do que na glândula submandibular. E mesmo com um número predominante de ácinos mucosos, há uma variação considerável na proporção entre ácinos mucosos e seromucosos em diferentes regiões da glândula.
Tecido conjuntivo
Septo interlobular
Ducto interlobular
Glândula Sublingual - 5x. Fonte: Acervo UFRR (2022)
- Mesmo que a glândula sublingual não possua uma cápsula de tecido conjuntivo denso bem definida. Nota-se a presença de partes do tecido que encapsula a glândula.
- Os septos interlobulares são septos de tecido conectivo que subdividem a glândula em lóbulos.
- Os ductos interlobulares podem ser vistos entre o septo interlobular. Eles apresentam como característica de revestimento um epitélio simples de início, que varia do cúbico a cilíndrico, e se torna pseudoestratificado. São equivalentes aos ductos estriados das glândulas submandibulares e parótidas e não apresentam as invaginações basais ou agrupamento mitocondrial que originam as estriações. A ausência de estriações nestes ductos é característica de glândulas mucossecretoras em que não há necessidade de reabsorção de água.
- Visualiza-se a presença de ácinos (células) mucosas e serosas, no entanto não é possível diferencia-las ainda.
- Nota-se a presença de ductos secretores.
ácinos
Ductos
Tecido conjuntivo
Glândula Sublingual - 10x. Fonte: Acervo UFRR (2022)
Tecido conjuntivo
Acino mucoso
Acino mucoso
Células serosas
Glândula Sublingual - 40x. Fonte: Acervo UFRR (2022)
- Esse aumento permite diferenciar um pouco os ácinos mucosos e seromucosos presentes na glândula.
- As mucosas tem um núcleo basal de uma célula mucosa, uma região mais rosada ao redor da célula. Uma observação cuidadosa dos ácinos mucosos mostra que eles são estruturas alongadas ou tubulares com ramificações em bolsa. Desta forma, o ácino é maior do que aparenta ser, uma vez que a maior parte dele não é visível na maioria dos cortes histológicos
- As células serosas parecem formar um capuz em volta das células mucosas. Os ácinos consistem principalmente de células serosas e cada ácino seroso é formado por células piramidais com núcleo basal e grânulos secretores.