Conheça sobre Testículo

O testículo é formado pelos túbulos seminíferos e por uma cápsula espessa de tecido conjuntivo: a túnica albugínea. Além disso, a superfície do testículo é recoberta por um epitélio simples cúbico: a camada visceral da túnica vaginal que envolve a maior parte do testículo. Os principais tipos celulares encontrados no testículo são as células germinativas (espermatogônia, espermatócito I e II, espermátides e espermatozoides), células intersticiais e células de Sertoli.

Túbulos Seminíferos

Túnica Albugínea

Testículo Humano - Aumento 5x. Fonte: Acervo UFRR (2021)

  • A túnica albugínea é espessa na superfície dorsal dos testículos para formar o mediastino, do qual partem septos fibrosos (microscopicamente mal limitados), os quais penetram o testículo dividindo-o em aproximadamente 250 compartimentos piramidais: os lóbulos testiculares.
  • Cada lóbulo é ocupado por um a quatro túbulos seminíferos envolvidos por um tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e células intersticiais (ou células de Leydig).

Túbulos Seminíferos:

  • Os túbulos seminíferos são túbulos enovelados e produzem os espermatozoides.
  • Cada testículo tem 250 a 1000 túbulos seminíferos que medem 150 a 250 μm de diâmetro e 30 a 70 cm de comprimento cada um.
  • A parede dos túbulos seminíferos é formada por várias camadas de células denominadas epitélio germinativo (ou epitélio seminífero), o qual é envolvido por uma lâmina basal e por uma bainha de tecido conjuntivo (tecido intersticial)
  • O epitélio seminífero é formado por duas populações distintas de células: as células de Sertoli e as células que constituem a linhagem espermatogênica.

Nota-se nos túbulos seminíferos a presença do epitélio germinativo

Tecido intersticial 

Lúmen 

Testículo Humano - Aumento 10x. Fonte: Acervo UFRR (2021)

Nota-se uma fina camada de coloração roxa, abaixo do epitélio germinativo, representando a túnica própria

Epitélio Germinativo 

Tecido intersticial - capilar

Tecido intersticial 

Testículo Humano - Aumento 40x. Fonte: Acervo UFRR (2021)

  • As células da linhagem espermatogênica, se dispõem em 4 a 8 camadas, e sua função é produzir espermatozoides (espermatogênese).
  • As células de Sertoli (células piramidais situadas na lâmina basal dos túbulos) têm como função geral dar suporte, proteção e suprimento nutricional para os espermatozoides em desenvolvimento.
  • O tecido conjuntivo, por sua vez, é formado por fibroblastos, e sua camada mais interna, aderida à lâmina basal, é formada por células mioides achatadas e contráteis e que têm características de células musculares, chamada de Túnica Própria.
  • As células intersticiais ou de Leydig, responsáveis pela produção de testosterona, se situam no tecido conjuntivo e ocupam a maior parte do espaço entre os túbulos.

Pesquise em Nosso Site